No ultimo mês, no Distrito Federal , mãe e filho morreram eletrocutados quando o menino, de 2 anos, tocou em um varal próximo a uma gambiarra ligada à corrente elétrica. Ao tentar salvar o filho, a mãe de 33 anos também foi vitimada.
A palavra “gambiarra” tem sua etimologia obscura, e no texto acima, designa uma extensão irregular para levar eletricidade a determinado ponto. O termo também pode designar uma solução improvisada com o objetivo de resolver um problema, na maioria das vezes num ambiente doméstico.
>> Definição do “iDicionário Aulete”
GAMBIARRA (gam.bi:ar.ra)
Substantivo Feminino.
1 Extensão de fio elétrico, com um ou mais bocais de lâmpada: Uma gambiarra iluminava o jardim.
2 Bras. Pop. Extensão ilegal para levar eletricidade a algum ponto ou remediar improvisadamente uma passagem de corrente elétrica; GATO.
3 Pop. P.ext. Qualquer solução improvisada para resolver um problema, ger. do ambiente doméstico.
4 Teat. Fileira de refletores suspensa acima do palco.
[Formação: obscura.]
iDicionário Aulete: O primeiro dicionário livre, gratuito e interativo do Brasil. A palavra é sua!
Cara, não tenho a mínima idéia do que seja isso na foto... Mas deve ter sido a gambiarra mais gambiarra do mundo!
ResponderExcluirHahuahuahua, gambiarra é legal. Afinal, quem nunca viu uma gambiarra da Net? :D
ResponderExcluirO motor é um clássico Blue Fame GM, 6 cilindros, com certeza. A gambiarra foi utilizar a lata de Pringles como uma continuação da mangueira de ar da admissão do motor. Me parece mais uma foto ensaiada do que algo funcional, visto que o vácuo interno desta mangueira é grande, e silver tape não segura tal vácuo. Por isso se usa abraçadeiras de metal, bem apertadas, para se vedar as mangueiras.
ResponderExcluirA foto tem mais a intenção de piada do que de Gambiarra, propriamente dita. Mas foi engraçado, muito bom.