3 de set. de 2008

Em defesa do Craque Robinho


O assunto do mundo futebolístico (?) no início dessa semana foi Robinho Arantes do Nascimento, ou melhor, apenas Robinho. A imprensa, principalmente a Trio-de-Ferro Futebol Clube, classificou a transferência dele como “falta de ética”, “irresponsabilidade”, “trairagem” e outros adjetivos não menos agressivos contra a índole do rapaz.

Meu ponto aqui não é falar do profissional Robinho. Que os chatos o façam. O que eu gostaria de ratificar é que, nesse processo de fritura, foi totalmente deixado de lado a qualidade do jogador, e tudo o que ele já apresentou em termos de futebol.

A mim, honestamente, não espanta. A Imprensa Trio-de-Ferro FC (para quem não sabe o que é: que apenas fala e defende Corinthians, São Paulo e Palmeiras) foi a primeira a detoná-lo. Na verdade, faz sentido, pois são clubes sem ídolos recentes. Além disso, o Robinho cansou de arrebentar os “três grandes” da capital. Senão vejamos:

- Valdívia: considerado “O Mago”, desafio alguém a me mostras 3, APENAS 3 jogos onde ele foi estritamente decisivo em quase dois anos de Palmeiras e apenas um mero Paulista conquistado. Fico no aguardo.

- Tevez: bom, esse nem se fala: saiu do Corinthians da mesma forma que o Robinho: brigado com a torcida e foi para um time muito menor que o City, o tal do West Ham. Aliás, ele e o Mascherano. Alguém pegou no pé dele? Ninguém, ele é considerado ídolo até hoje. E só ganhou um Brasileiro cujo próprio presidente do clube, naquele momento, admitiu que foi roubado.

- Kaká: saiu debaixo de uma chuva de pipocas em 2003, odiado pela torcida são paulina.

- Robinho, jogador de sucesso do Santos e, por isso, inimigo da Imprensa Trio-de-Ferro FC: o maior jogador de futebol (e não pessoa ou profissional vale ratificar) que já vestiu a camisa do Santos nesse milênio: ganhou dois brasileiros (e um deles, com a mãe seqüestrada: quem aí se lembra disso)? Cansou de dar espetáculos como profissional por 3 anos no Santos FC, e vou citar alguns: finais do BR 2002, jogos da Libertadores 2003 (foi aplaudido de pé na Colômbia numa vitória do Santos por 5x1), Bahia 4 x 7 Santos, Coritiba 0 x 4 Santos. Ao digitar “robinho” no Youtube, vemos mais de 20.000 ocorrências: assista uma e se arrepie.

Como diria a propaganda do “Fruthos”, “o mundo hoje está muito chato”. Ou seja, eu acho que ele deve ser anti-ético e traíra? Jamais! Não sou criança que nem ele. Ele, inclusive, fez uma grande palhaçada com a torcida do Santos em 2005, quando quis ir para o Real Madrid. Mal orientado, mimado, miolo-mole. Não é à toa que grande parte da Massa Alvinegra não o engole até hoje.

No entanto, sou freqüentador da Vila Belmiro desde 1986, e o Robinho fez coisas que ficaram eternamente guardadas em minhas retinas e memórias. Robinho, “o caçador de gambás”. O Robinho é craque, monstro, gênio. E isso ninguém vai tirar mim, ninguém.

E nem dele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário