4 de fev. de 2009

Deixando Marcas II

Quando me formei na ESPM, em 2003, tive a honra de ser eleito pelos estudantes o Orador da turma (obrigado Fabião, tudo graças a vc :-)). Portanto, tive a incumbência de escrever um discurso, e lê-lo na colação de grau.

Nomeei o discurso de "Deixando Marcas". Basicamente, fazia um paralelo entre as Marcas, do ponto de vista de marketing e publicidade, em que as empresas lutam para criar identidades e estar cada vez mais conectadas com seu público-alvo, e as marcas que as pessoas vão deixando umas nas outras, com o passar do tempo.

Agora, depois desse ciclo de cinco anos e três meses de BuscaPé, acho que faz sentido uma reflexão respeitosa sobre as pessoas que passaram na minha vida e deixaram marcas nas minhas retinas e em meu coração.


O Rafa me deixou sua marca. Foi meu primeiro amigo na empresa, e um dos mais especiais até hoje. Rafa, obrigado por me definir tão bem. E fica tranquilo que continuarei sendo implicante por muito e muito tempo com você :-)

O Fuku me deixou sua marca. Meu primeiro chefe. Um cara atencioso, que sempre me ajudou, sempre esteve lá.

O Clodoaldo, o Charlito e o Maia me deixaram suas marcas. Que trio mais especial: um caipira murrinha, mas de sensibilidade enorme; o são paulino mais FDP (e gente fina) que já conheci; e o ogro mais sem noção do mundo. São tantas histórias boas e inesquecíveis que não parece que trabalhamos, e sim, que fizemos a sétima série juntos :-)

O Walter me deixou sua marca. Um dos profissionais mais formidáveis que já conheci. Alguém em quem se espelhar.

O Lobão me deixou sua marca. O copo americano, definitivamente, mudou a minha percepção a respeito do jeito mais adequado de se tomar uma boa cerveja.

O Ricardo, o Sandro, o Thiago e o Passaia me deixaram suas marcas. Pessoas competentes, inteligentes, amistosas. Seu trabalho é resolver problemas. E eles o fazem com louvor.

O Formiga me deixou sua marca. Quando o conheci, o achava um arrombado, com seu toque de celular arrombado. Hoje, tenho ciência que conheço poucas pessoas com um coração tão bom quanto o seu.

A Ana Maria João e o Arruda me deixaram suas marcas. Quantas e quantas noites fechando o Tago's, comentando em quais pessoas da empresa mandávamos, daríamos um "tapa" ou não?

O Luli, o Destro e o Nardelli me deixaram suas marcas. Nunca pensei que ia conhecer uns caras tão débeis-mentais quando eu :-).

O Vitor me deixou sua marca. É um diamante a ser lapidado. Vou continuar trabalhando nisso.

O Nico e o Uribe me deixaram sua marca. Que duplinha mais arrombated.

O Julivan Maaaaaan e a Nathalia me deixaram sua marca. Que duplinha mais serelepe.

A Roberta e a Fanny me deixaram sua marca. Obrigado por terem me aguentado por um ano. Não retiro um vírgula sequer de tudo o que falei nos momentos sérios. Espero que possa ter plantados algumas sementinhas em vocês.

A Claudinha, o Alê Santos, o Giuliese, a Karina, a Norões, a Maíra me deixaram suas marcas. O Marketing do BuscaPé está em boas mãos.

A Carol Fayad, a Natashe, a Stephanie Mazzarello, a Larissa... se o BuscaPé é um quintal, esse é o seu florido jardim.

O Gavroche me deixou sua marca. Se ele me irritava no início, com seu sotaque carioca forçado, hoje sei que ganhei um bom amigo.

O Daniel Cabral me deixou muitas e profundas marcas. Faz mais de cinco anos que o vi pela primeira vez. Com seu cabelo raspado a lá Billy Corgan, me causava arrepios. Ô sujeitinho esquisito! Hoje, o tenho como umas das pessoas mais criativas e originais que já conheci, além de profundo respeito e admiração.

O Romero, o Borges, o Ronaldo e o Chilão me deixaram marcas. Um politécnico não aprende engenharia, aprende a resolver problemas. Parabéns pelo espírito empreendedor e obrigado pela oportunidade que me foi fornecida nesses cinco anos.

Certamente, faltou muita gente nessa lista, peço mil desculpas. Mas se eu continuar escrevendo, ninguém mais vai ler o texto (se alguém tiver chegado até aqui, já fico bem feliz).


Para terminar, o grande ponto é que as empresas passam, isso faz parte da vida profissional. O que importa é que as pessoas ficam. Do fundo do coração, muito obrigado a todos.

De minha parte, só tenho uma certeza: quando eu parar, olhar para trás e me perguntar "que diferença eu fiz?", a resposta será uma só:


Eu deixei a minha marca.

34 comentários:

  1. Um dos maiores e mais sinceros corações que já tive o prazer de conhecer.
    Agora mongo, pára de me fazer chorar.

    ResponderExcluir
  2. Reimão definitivamebnte deixou sua marca.
    ESPMiano raça forte.Futuro estrelado te espera, arrombated tabajara.
    GLAGLAGLAGLAGLAGLAGLA

    ResponderExcluir
  3. Nestes momentos eu teria mandado todos tomar no cú, inclusive meu chefe. Entretanto, vc não é eu e isso só ocorreria se vc tivesse ganho na loteria. Como isto não ocorreu, esperamos que vc possa encontrar um novo rumo pra esta ainda jovem vida. A cidade de Santos te recebe de volta, com o carinho dos amigos da escola, que sempre esarão aqui, independentemente de sua situação profissional.
    Abraços e força amigo!

    ResponderExcluir
  4. Como é que pode ser verdade uma prora dessas BaTTman ?, explica para mim. Você também deixou sua marca jogando um casco azul em mim hehehe. Mas relax que agora você pode comprar um Voyage 86 e encher ele de primas do porto de Santos SHOW!!!
    Abs
    Destro

    ResponderExcluir
  5. Porra cara, foi uma honra poder ter trabalhado com vc (ou próximo de vc) esses pouco mais de 5 anos.

    E é uma honra maior ainda, tê-lo como amigo. Foram ótimos 5 anos de cervejas, shows e conversas sobre música ou futebol.

    Vou sentir saudades das cervejas no Tago's, de te arrombar e ser arrombado no Mario Kart, de trocar mp3 pelo skype... enfim, coisas do dia-a-dia que são mais complicadas com vc fora do escritório.

    Mas, a vida segue, e as marcas ficam! Isso é o que importa!

    Sucesso cara!

    ResponderExcluir
  6. Grande Reimão, grande homem, foi um prazer trabalhar, jogar wii e ter conhecido você. Quem sabe não se encontramos nas baladas em santos. Abraços
    e sabe se precisar de algo, pode mandar até sinal de fumaça que eu atendo.

    ResponderExcluir
  7. O Captain Fantastic Faster Than Superman Spiderman Batman Wolverine Hulk And The Flash Combined não ficou nem aí pq vc não lembrou dele. Porque ele tá sempre feliz, mesmo sem falar com sua avó! Porque ele pensa que o nome dele é crazy! Da mesma forma, nas "marcas" que você deixa, está sempre presente a alegria! como esta http://www.upi.com/r/m/12258304338029/ . A felicidade de ser débil! Continue deixando marcas e transmitindo essa felicidade combined! Porque se um dia isso mudarrr....... "Dá aquela lambida na mão fechada eeeeee 'PIN!' TÔÔÔÔÔMA" piiipipipipipi...

    ResponderExcluir
  8. Querido Reimão, você foi uma pessoa que marcou com certeza pelas atitudes, sensibilidade e respeito. Adorava nossas conversas sobre teatro, música, cinema e a vida... essas lembranças ficarão guardadas comigo.

    Você é uma pessoa incrível! Te desejo todo o sucesso do mundo!!

    Bjs

    ResponderExcluir
  9. Eu gosto muuuuuuuuuuito de você! =)

    ResponderExcluir
  10. Gato Mestre, seu danado!

    1. Você vai me convidar para ver um jogo na Vila e vai me ensinar a técnica apurada de jogar chinelo no campo?

    2. Noite do terahype, session de pirataria. Sem pilantragem, tem que rolar!

    3. Bruxo, é noise!!

    ResponderExcluir
  11. Oi Reimão, fiquei sabendo e também fui saída na semana passada. Não vamos perder contato. Bjs

    ResponderExcluir
  12. Reimão,
    Saiba que eu adorei te conhecer,apesar de nao sermos muito próximos mas o tempo de almoço que nos restavam sempre nos encontrávamos no Mario Kart...foi um prazer e espero te encontrar em breve, Deeeeeeus do Mario Kart!!! hehehe

    Bjs

    Samira

    ResponderExcluir
  13. Reimão, que vc é um cara "fantastic faster than superman spiderman... COMBINED" já não precisa nem ser comentado! Mas eu acho que a cena que valeu a pena foi te ver rachando o bico (com volúpia) no dia que eu te passei o vídeo do dalborga (grande dalborga) legendado! Com direito a lágrimas escorrendo e vc tentando segurar a risada a todo custo! xD

    "Am I crazy?!","The sons of Paraná" e "Capybara" com certeza fez a vida de um bando de débeis como nós valer a pena! heheheh

    Abraços, cara... Que vc tenha todo o sucesso do mundo!

    ResponderExcluir
  14. Deixou sua marca até na minha mãe!!! Nossa como ela sente falta do seu corpo... Enfim juro q se soubesse ler me emocionaria com o texto!!! TE AMO MEU IRMÃO!

    ResponderExcluir
  15. Reimão mannnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnn

    me emociona com suas palavras

    sabes que marcou e sentimos muito sua falta

    abraços

    do Julivan Mannnnnnnnnnnnnnnnnnnnnn

    ResponderExcluir
  16. Reimãooooooooo man!!
    Cara quanta gente .. quantas palavras .. parabéns .. vc é foda!!!
    muito gente boa ..
    Abração ..

    ResponderExcluir
  17. Grande Rei
    Vc é com certeza uma marca inesquecível.

    Sucesso pra ti,
    Dê noticias, tenho certeza que logo terá ótimas pra contar .....

    Um grande beijo da Lú( Comercial )

    ResponderExcluir
  18. Agradeço a menção inicial, mas a conquista de orador você deve ao seu carisma, que o ajudou a ser bicampeão do Troféu Garoto Juca 2000-2001, prêmio antes conquistado apenas por Johhny, Valmir Dobroca e Carioca da Pensão (antes da garrafa na cabeça). Como disse, impressionaria-me menos a deposição do presidente da República. Mas não se preocupe, caro Santiti. Sua marca se alastrará por todo esse país, como uma praga santista sedenta e invencível. Serás um campeão.
    Beijo!

    ResponderExcluir
  19. Reimão,

    Muita sorte e sucesso daqui pra frente. Tenho certeza que terá um futuro ainda mais brilhante.
    Fiquei feliz de ter lembrado de mim =)

    Bjs, Karina

    ResponderExcluir
  20. Que texto lindo! É emocionante perceber como você lembra de cada pessoa, de cada historia e de cada experiência que você teve.
    Existem pessoas que encantam simplesmente por existirem, e você Thi, com certeza é uma delas.
    Não tenho explicação paro o carinho que sinto por você, é totalmente inexplicável, ao contrario do que o Kiko diria - Eu vou com a sua cara! RS...
    A única coisa que sei, é que você, transparece verdade nas suas atitudes e pensamentos e isso encanta qualquer pessoa.
    É apaixonante conhecer alguém como você, uma pessoa educada, atenciosa, gentil, muito inteligente, sempre disposta a ajudar - sem contar outras qualidades que prefiro guardar pra mim nesse momento, mais que faz parte da sua essência.
    Agora você deve estar se perguntando, de onde essa louca tirou isso?
    Não trabalhamos exatamente juntos, mais todo projeto que procuro saber como funciona para o meu conhecimento pessoal e profissional e para a criação de novos projetos, não têm apenas 1 dedo do tal do "Reimão", têm praticamente a mão toda. É incrível! A sua marca está aqui e não tem pessoa que não exclame o puta profissional que você é.
    Você não só fez parte do quadro de funcionários do Busca Pé, você é a historia ambulante dessa empresa.
    Então, não importa onde você trabalhe, onde você esteja, sortudas serão as pessoas que vão trabalhar ao seu lado, que vão sentir sua energia, sua garra, determinação e competência.
    Não some plis, e sempre que precisar saiba que pode contar comigo.
    To contigo, Força na piruca e como você não tem no universo.

    Bjs Pequenino ^^

    ResponderExcluir
  21. Fala Reimão...
    Realmente não vou ter mais ninguém pra eu zuar qdo o Santos perder... snif...
    E pra falar da nossa cidade tão querida que é Santos, "Vimmmm de Santosssss!!!!".
    De comidas, restaurantes, de desenhos que marcaram história, das ruas que eram em Santos, enfim, gostei muito da sua amizade.
    Fica com Deus e que Ele sempre te abençoe....

    Do seu amigo, Robson.

    ResponderExcluir
  22. Boa Tiltinho...

    Espero vê-lo para sempre, meu amigo!

    Urifiltron do Cavaco

    ResponderExcluir
  23. Cara, fiquei surpreso com a notícia!!! Mas as coisas passam e, como vc disse, sempre deixam marcas (boas ou ruins). Sucesso é o que vc merece, não importa onde! Um grande abraço!

    Charlito

    Ah, o Keirrison mandou um beijo.

    ResponderExcluir
  24. Reimãoooooooooo!

    E com certeza você deixou a sua marca: essencial, única e para sempre.

    Valeuuu por tudo!

    Um super Beijo:)

    ResponderExcluir
  25. Hola Reimão....

    Yo creo que Usted es una persona muy especial.

    E ai Rapaiz...

    Ja tem marca registrada aqui pode ter certeza...

    Abraçosssssss

    Ciarini

    ResponderExcluir
  26. Reimão

    você foi certamente uma das figuras mais carismáticas que tive o prazer de conhecer no BuscaPé. Ante o clima inicial de Copa Rio-SP foram as cervejas no Tago´s que equacionaram todas as diferenças. Até porque eu você torcemos pelos únicos e verdadeiros grandes clubes de futebol do Brasil, do Mundo: Santos você, Botafogo eu. Pelé e Garrincha, precisa dizer mais? Se precisar, tem.
    Você, meu camarada, reune talento e caráter. Difícil isso.

    ResponderExcluir
  27. I like what you guуs агe up toо.
    Such clever wοrκ and coνerage! Keep up the terгific wоrks guys I've incorporated you guys to blogroll.
    My blog post ; http://lightcoral.w3bookmarks.com

    ResponderExcluir
  28. I feel that iѕ among the such a lot significаnt іnfo for me.
    And і'm glad reading your article. But wanna observation on few general issues, The website taste is great, the articles is actually nice : D. Excellent job, cheers

    my weblog - simply click the up coming internet page
    my website > www.prweb.com

    ResponderExcluir
  29. Qualitу content iѕ thе kеу to be a
    focuѕ for the visitors to pаy
    a quіck visit the web site, that's what this site is providing.

    my weblog; v2 cigs Reviews

    ResponderExcluir
  30. Mау I ѕimplу just sау what
    а relief to find an іndivіduаl ωhο genuinelу knoωѕ what they are ԁiscussіng online.
    You dеfinitely геalize hοw to bring an issue to light and make it
    important. More ρеоple ought to read thіs аnd understand thіs ѕіde of your ѕtοгy.

    I was ѕurpгіѕеd yоu aгe not more pοpular sincе you ԁеfinitely hаνе thе gift.



    Нeгe iѕ my blοg - v2 cigs reviews

    ResponderExcluir
  31. It's impressive that you are getting ideas from this piece of writing as well as from our dialogue made at this time.

    Check out my webpage :: sfgate.com

    ResponderExcluir
  32. Тhiѕ dеsign iѕ sρectacular!
    You сertainly knοw how to keep a гeader amusеd.
    Вetween your ωit аnd your vіdeos, I ωas almοst moved to start my own blog (well, almost.
    ..HaΗa!) Wondeгful job. I really enjoyed what yоu had tо say, and moгe
    than that, how you ρresentеd it.
    Too сoοl!

    My blog pοst ... Going Listed here

    ResponderExcluir