Seu nome? Black Dog.
Desde então, vim acompanhando o crescimento do Black Dog. Um pouco depois, ele se mudou pro outro lado da rua, e o Asterix e o Prainha Paulista ganharam um novo companheiro. Rapidamente, o Black Dog foi ganhando fama: ele vivia cheio naquele corredorzinho pequeno, com um banheirinho safado subindo a tortuosa e estreita escadaria. Mas, de qq forma, era melhor do que aquela barraquinha. Sendo 24 horas, eu dava uma passada a qualquer hora do dia ou da noite que desse vontade.
Mais recentemente, ele optou por uma espansão na base de franquias: hoje, você pode encontrar um Black Dog em praticamente qualquer bairro. O cardápio deu uma mudada também: para enfrentar seus concorrentes de fast food, ele fez coisas muito boas, como atendimento computadorizado, todo a base de palm tops que registram o pedido da pessoa ainda na fila, mas também inseriu coisas que, a meu ver, descaracterizam um pouquinho seu negócio, como vender "pelo número": dog + fritas + refri.
Definitivamente, o Black Dog, goste-se ou não do seu produto, reinventou o mercado de cachorro quente aqui em São Paulo. E esse final de semana, pude perceber que mais dois produtos simples "reinventaram" seus respectivos mercados.
Esse final de semana, dirigindo pela Rio-Santos de Cambury até o Guarujá, é impressionante perceber a quantidade de lugares que vendem pastél, todos seguindo na esteiro do sucesso do Pastel do Trevo de Bertioga. Em quase todas as praias, tem duas ou três pastelarias. Outro que faz um sucesso tremendo são os Sorvetes Rochinha. Também são vendidos em quase todo canto do litoral.
Não satisfeitos, já temos acesso ao Pastel do Trevo e Sorvetes Rochinha aqui na capital também, em vários lugares.
Enfim, me chamou a atenção essas 3 marcas terem adquirido fama, sendo que não trabalham com produtos nem um pouco inovadores. Simplesmente, no duro? São apenas dogs, pastéis e picolés.
Será a Marca? Marketing Boca-a-boca? Bom serviço? Qualidade do produto?
Não sei ao certo. Mas admiro e respeito os empreendedores que bolaram esses negócios, sabendo trabalhar bem com produtos que todo mundo já estava careca de conhecer, sem nenhuma novidade.
Black Dog é muito bom! Demais!
ResponderExcluirMeio dia e eu imaginando esse cachorro quente.... QUE VONTADEEEE
ResponderExcluirHum, interessante.
ResponderExcluirMeu cunhado, um paga-pau de carteirinha, vive falando deste tal sorvete do rochinha, como se o mesmo tivesse feito uma lavagem cerebral na cabeça do cara.
A proposta mais condizente é a que estes nomes se associaram a produtos comuns, mas diferenciados no serviço:
1- Não conheço Black Dog (nesta paulicéia nojenta pouca coisa me interessa) portanto não posso opinar sobre seu "sucesso". Aliás vcs se entopem de muita merda na correria desta cidade.
2- Pastel do Trevo segue a mesma linha da Gillete, ou seja, denomina-se um produto pela sua marca. O pastel do trevo é distinto pelo seu tamanho exagerado, diferenciado, assim como a Gillete se diferiu por ter duas lâminas ao invés de uma.
3- Quanto ao Rochinha, de acordo com o retardado/bato palma pra tudo/ paga-pau do meu cunhado, seus picolés se caracterizam por ter pedaços de fruta na composição. As marcas mais famosas demoraram para copiar isto. Combinando-se isto a um ambiente de praia, onde todos viram pseudos- naturebas, criou-se um mercado consumidor do Rochinha.
Aliás, tem coisa mais engraçada que caipira ou paulistano na praia, branco azedo, de óculos-escuros (sempre) engolindo este picolé. Me mato de rir. Estes caras estão para praia assim como o Pelé está para o Hockey no gelo.
sds,
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