10 de ago. de 2009

Lei anti-fumo: o impulso fascista moderno

Por Luiz Felipe Pondé, colunista da Folha de São Paulo

"O QUE MOVE as pessoas, em meio a tantos problemas, a dedicar tamanha energia para reprimir o uso do tabaco? Resposta: o impulso fascista moderno.

Proteger não fumantes do tabaco em espaços públicos fechados é justo. Minha objeção contra esta lei se dá em outros dois níveis: um mais prático e outro mais teórico.

O prático diz respeito ao fato de ela não preservar alguns poucos bares e restaurantes livres para fumantes, sejam eles consumidores ou trabalhadores do setor. E por que não? Porque o que move o legislador, o fiscal e o dedo-duro é o gozo típico das almas mesquinhas e autoritárias. Uma espécie de freiras feias sem Deus.

O teórico fala de uma tendência contemporânea, que é o triste fato de a democracia não ser, como pensávamos, imune à praga fascista.

A tendência da democracia à lógica tirânica da saúde já havia sido apontada por Tocqueville (século 19). Dizia o conde francês que a vocação puritana da democracia para a intolerância para com hábitos "inúteis" a levaria a odiar coisas como o álcool e o tabaco, entre outras possibilidades.

Odiaremos comedores de carne? Proprietários de dois carros? Que tal proibir o tabaco em casa em nome do pulmão do vizinho? Ou uma campanha escolar para estimular as crianças a denunciar pais fumantes? Toda forma de fascismo caminhou para a ampliação do controle da vida mínima. As freiras feias sem Deus gozariam com a ideia de crianças tão críticas dos maus hábitos.

A associação do discurso científico ao constrangimento do comportamento moral, via máquina repressiva do Estado, é típica do fascismo. Se comer carne aumentar os custos do Ministério da Saúde, fecharemos as churrascarias? Crianças diagnosticadas cegas ainda no útero significariam uma economia significativa para a sociedade. Vamos abortá-las sistematicamente? O eugenista, o adorador da vida cientificamente perfeita, não se acha autoritário, mas, sim, redentor da espécie humana.

E não me venha dizer que no "Primeiro Mundo" todo o mundo faz isso, porque não sou um desses idiotas colonizados que pensam que o "Primeiro Mundo" seja modelo de tudo. Conheço o "Primeiro Mundo" o suficiente para não crer em bobagens desse tipo.

O que essas freiras feias sem Deus não entendem é que o que humaniza o ser humano é um equilíbrio sutil entre vícios e virtudes. E, quando estamos diante de neopuritanos, de santos sem Deus, os vícios é que nos salvam. Não quero viver num mundo sem vícios. E quero vivê-lo tomando vinho, vendo o rosto de uma mulher linda e bêbada em meio à fumaça num bistrô."

9 comentários:

  1. O pior de tudo isso é o Estado querer impor padrões de comportamento, sob a justificativa falsa de preservar a saúde dos cidadãos. Engraçado como mesmo com leis tão "avaçadas" como esta, ainda demoramos para legislar sobre o que realmente é importante, ou até modernizar as leis já existentes, de forma a tornar o judiciário menos complacente com a a criminalidade. Isso me parece "lei de palanque", ou seja, serve só pra ajudar berebas como o Serra a voltarem á evidência política. Marginalizar o fumante é esquecer das outras coisas que nos fazem tão mal quanto o cigarro, e matam até mais. Só pra constar, não sou fumante, mas acho que há local pra tudo, inclusive para eles.

    ResponderExcluir
  2. My relatiѵes alwayѕ say thаt I аm ωasting
    my time hегe at wеb, except ӏ know ӏ аm gettіng knοw-how all the tіme by reading ѕuch nice articlеѕ.
    Feel free to visit my web site spotskill.Com

    ResponderExcluir
  3. Α ѕtгetсh mаrk іs
    really a sсarring that takeѕ plaсe when the ѕkin that
    stretchеs beyond its capaсіty.

    Feel free tο ѕuгf tο my ωebsіte Ayuda.juuntos.net

    ResponderExcluir
  4. Appгeciatе this post. Let me try it out.

    Heгe іs my wеbpage visit the up coming internet site
    my web page > silk'n hair removal

    ResponderExcluir
  5. Thіs blog was... how dо you say it? Rеlevаnt!
    ! Fіnally I hаve founԁ somethіng thаt helped me.

    Thanκ you!

    Revіеw my web pagе :: http://boombook.altervista.org/

    ResponderExcluir
  6. Ӏt's enormous that you are getting ideas from this article as well as from our dialogue made at this time.

    Also visit my homepage - http://homeshopplus.com/socialnet/blog/view/770597/win-your-life-back-with-v2-cigs-review

    ResponderExcluir
  7. Hi eveгyone, it's my first pay a visit at this website, and piece of writing is actually fruitful for me, keep up posting such articles or reviews.

    my blog post ... prweb.com

    ResponderExcluir
  8. Thanks for yοur help and links. I've discovered a few things which i think will work. awsome job!!!!

    Check out my page: green Smoke promo codes

    ResponderExcluir
  9. Automobile Enginuity is also accessible in other languages, this
    sort of as German, Spanish and Japanese. Dyno Sprint provides totally
    free software updates.

    Here is my web blog http://fittedsnkicks.com/groups/greatly-enhance-the-general-performance-of-your-vehicle-with-obd-ii-connector/

    ResponderExcluir